Fiesp recebe com otimisto resultado do PIB

11/09/2009 - 19h49

Daniel Mello
Repórter da Agência Brasil
São Paulo - AFederação das Indústrias de São Paulo(Fiesp) disse hoje (11) que vê com “otimismo” o crescimentode 1,9% no Produto Interno Bruto (PIB) no segundo trimestre desteano. A entidade acredita em um cenário de recuperaçãocontinuada da atividade econômica no segundo semestre desteano.

No entanto, a Fiespestima que, mesmo com o resultado do segundo trimestre, serádifícil que o crescimento do PIB em 2009 seja positivo. Peloscálculos da entidade, para que o PIB deste ano fique estagnadoserá necessário crescimento médio de 1,5% no terceiroe no quatro trimestres.

A Fiespressaltou ainda que a indústria, por ser o setor mais atingidopela crise internacional, deverá se recuperar maislentamente do que outros segmentos. “A verdadeira recuperaçãoda atividade industrial só ocorrerá em 2010, quando oPIB deve crescer em torno de 4,5%, influenciado pela demanda internae por um cenário externo menos adverso”, avalia a entidade.

A indústriapaulista atribuiu a recuperação da economia,em parte, à aplicação de medidas como as desoneraçõestributárias.