FAB dá novo prazo para empresas apresentarem novas propostas de venda de caças

11/09/2009 - 20h55

Alex Rodrigues
Repórter da Agência Brasil
Brasília - As três empresas estrangeiras que disputam o contrato que a Força Aérea Brasileira (FAB) vai assinar para comprar 36 novos aviões de combate terão até o próximo dia 21 para apresentar as propostas de venda de seus caças. 

O prazo foi definido em função da necessidade da empresa francesa Dassault, fabricante dos aviões militares Rafale, de formalizar uma proposta comercial compatível com os parâmetros referidos pelo presidente francês, Nicolas Sarkozy, durante visita ao Brasil, entre os dias 6 e 7 de Setembro.

Após assinar uma série de acordos comerciais na área militar, fruto da parceria estratégica entre Brasil e França que começou a ser discutida em 2005, Sarkozy se comprometeu a ofertar os caças Rafale ao Brasil “com preços competitivos, razoáveis e comparáveis aos pagos pelas Forças Armadas francesas”.

A data limite servirá também para que a sueca Saab, fabricante do Gripen NG, e a norte-americana Boeing, produtora do modelo F-18 Super Hornet, reapresentem suas propostas.

A expectativa da FAB é de concluir o processo de análise técnica até o fim de outubro, para que as informações sejam entregues ao ministro da Defesa, Nelson Jobim, que as repassará ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a quem caberá fazer a análise política e estratégica e tomar a decisão final sobre o vencedor da disputa comercial

De acordo com o Comando da Aeronáutica, os concorrentes estão sendo avaliados em cinco áreas prioritárias: transferência de tecnologia; domínio brasileiro do sistema de armas oferecido; acordos de compensação e participação da indústria nacional, além de aspectos técnico-operacional e comercial. O domínio do sistema de armas irá garantir que o Brasil use, sem qualquer restrição, os armamentos próprios, já existentes ou a serem desenvolvidos.

Segundo o Ministério da Defesa, o processo de aquisição das aeronaves está seguindo o seu curso normal e o governo jamais afirmou ter preferência pelos caças franceses, conforme noticiado por vários veículos de imprensa após Lula e Sarkozy anunciarem uma parceria estratégica para o setor aeronáutico.