BC passa a divulgar lista das ouvidorias de bancos e canais de contato

10/09/2009 - 1h16

Kelly Oliveira
Repórter da Agência Brasil
Brasília - O Banco Central (BC)passa a divulgar na internet, a partir de hoje (10), a listados ouvidores dos bancos e os canais de contato das ouvidorias com ocidadão. Segundo nota do BC, “a medida tem o objetivo defacilitar a comunicação entre o cidadão e as instituições,principalmente no que diz respeito à solução de eventuaisconflitos entre as partes”. O BC ressalta que as ouvidoriasdos bancos não substituem os canais convencionais de atendimento. Ocliente ou usuário deve procurar primeiramente o responsável porsua conta ou o gerente da agência e, em segundo lugar, o serviço deatendimento ao consumidor (SAC). A orientação é que, se essescanais não oferecerem uma solução, aí sim, é hora de buscar aouvidoria.Desde 2007 as instituições financeiras e demaisinstituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central sãoobrigadas a ter ouvidorias, segundo o BC. A exigência veio com aResolução 3.477 e visa a assegurar o cumprimento das normas legaisrelativas aos direitos do consumidor. A ideia é possibilitar que a ouvidoria seja um canal decomunicação entre a instituição, os clientes e os usuários de serviços, inclusive na mediação de conflitos.