Temporal causa estragos em 48 municípios do Paraná

09/09/2009 - 20h04

Lúcia Nórcio
Repórter da Agência Brasil
Curitiba - Chegaa 48 o número de municípios atingidos pela chuva, noParaná. De acordo com o último boletim da Defesa Civil,cerca de 3 mil casas foram danificadas e 17,7 mil pessoas foramatingidas.

Segundoo meteorologista Reinaldo Olmar Kneib, do Instituto Tecnológicodo Paraná (Simepar), uma tempestade passou pela regiãometropolitana de Curitiba, das 13h31 às 14 h30 de hoje (9),período em que choveu 31,4 milímetros (mm). A chuvaconsiderada forte, de 19,8 mm, veio acompanhada de granizo e ventosque atingiram a velocidade de 63 quilômetros por hora (km/h).

Partedo teto de uma loja, no Alto da Quinta, em Curitiba, desabou depoisque o granizo entupiu a calha e a água fez com que o tetocedesse. Ninguém ficou ferido, mas o estabelecimento ficoualagado e teve que ser fechado.

Portoda a cidade ocorreram alagamentos e quedas de árvores, alémda falta de energia elétrica em vários bairros. Deacordo com a prefeitura, o caso mais grave ocorreu no Jardim SantosAndrade, na regional Santa Felicidade, onde o temporal fez o níveldo Rio Barigui subir e 70 pessoas ficaram ilhadas . Os moradoresforam retirados de suas casas pela Defesa Civil Municipal.

Aprevisão da Simepar é de pancadas de chuva comintensidade moderada ainda hoje. A Defesa Civil alerta os moradoresdas regiões oeste, sudoeste, central, norte e Norte Pioneiropara o risco de novos temporais.