Município catarinense tem 60 casas destruídas e suspende aulas

09/09/2009 - 10h36

Paula Laboissière
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Omunicípio de Guaraciaba (SC), um dos atingidos pelo temporalna última segunda-feira (7) registra até o momento 60casas completamente destruídas pela chuvas e pelo vento,que chegaram a 100 quilômetros por hora na região. A prefeiturainformou hoje (9) que as aulas na cidade estão suspensas portempo indeterminado.

Adecisão se deve aos estragos naspróprias escolas e também ao difícil acesso deveículos, inclusive os que fazem o transporte escolar. Adireção dos colégios pediu aos professores que,durante o período fora da sala de aula, se disponibilizem aajudar as famílias atingidas pelo temporal.

Osprofessores e as demais pessoas que quiserem atuar como voluntáriosdevem procurar os centros de informações e apoio naprefeitura, no Corpo de Bombeiros, no Centro de Convivência dosIdosos ou no Ginásio de Linha Caravaggio, onde estão os desabrigados.

Levantamento preliminar indica que a chuva prejudicou 170 famíliasem Guaraciaba. Além das 70 casas completamente destruídas,110 tiveram o telhado danificado. Além dosfortes ventos, o município registrou queda de granizo naúltima segunda-feira.

Ontem(8), o prefeito da cidade, Ademir Zimmermann, decretou situaçãode calamidade pública. Ainda há pontos da cidade semenergia. A prefeitura informou que o governo de Santa Catarina jáautorizou o município a adquirir medicamentos, colchões,lonas e produtos de primeira necessidade às famíliasatingidas.Ogovernador do estado, Luiz Henrique da Silveira, e representantes daDefesa Civil de Santa Catarina devem visitar Guaraciaba hoje.

Doaçõesde roupas, calçados, cobertores, colchões e alimentospodem ser deixadas no Centro de Convivência dos Idosos, ondeuma equipe realiza a triagem dos materiais. Quem não puderlevar até o local pode ligar para os telefones (49) 3645-0785 ou (49) 3645-0122.

Aprevisão para hoje na Região Sul, de acordo com oInstituto Nacional de Meteorologia (Inmet), é de temponublado, com pancadas de chuvas, trovoadas e possibilidade de chuvasfortes em áreas isoladas. A Defesa Civil informou que devecontinuar chovendo na região durante toda a semana.