Metade dos municípios atrasaram a aplicação dos recursos do Pronasci, diz ministro

09/09/2009 - 17h38

Daniel Mello
Repórter da Agência Brasil
São Paulo - Metadedos municípios que receberam recursos do Programa Nacional deSegurança Pública com Cidadania (Pronasci), referentes a2008, estão atrasados em relação à aplicaçãoda verba. A estimativa é do ministro da Justiça, TarsoGenro, que se reuniu hoje (9) para discutir o andamento do programacom 22 prefeitos paulistas.Osprefeitos que não apresentarem justificativas para o atraso no uso dos recursos serão impedidos dereceber as verbas deste ano, alertou o ministro.

Segundo Tarso, as dificuldades técnicas na implementaçãodos projetos são o principal motivo do atraso na utilizaçãodo dinheiro. “Os municípios têm pouca experiênciade lidar com esses recursos, pouca experiência nos programaspreventivos” ressaltou.

De acordo com ele, apesar das prefeituras contarem com apoio do Ministérioda Justiça, as administrações municipais nãoestavam preparadas para lidar com um aumento expressivo de recursospara segurança pública, o que foi proporcionado peloPronasci.

Oministro ressaltou que, por se tratar de um programa que trata asegurança pública de maneira abrangente, os resultadosdo Pronasci aparecem a médio e longo prazo. No entanto, segundoTarso, na próxima semana será divulgada uma pesquisaque aponta redução siginificativas da criminalidade emregiões onde o projeto foi implementado.