Defesa Civil de SC alerta para risco de desabamentos

09/09/2009 - 12h32

Paula Laboissière
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Ocoordenador da Defesa Civil de Santa Catarina, major MárcioLuiz Alves, reforçou hoje (9) que os temporais na RegiãoSul do país devem continuar até a próximasemana. Em entrevista à Rádio Nacional, ele alertou para possíveis desabamentos causados pelo acúmulo de água.

“Nãotivemos ainda condições de executar obras deprevenção”, disse, ao lembrar as enchentesregistradas na região no ano passado. Até o momento, 46municípios foram afetados pelas chuvas – seis deles jádecretaram situação de emergência. Para o major,o número deve crescer ainda hoje.

Eleconfirmou que a cidade catarinense de Guaraciaba foi mesmo atingidapor um tornado. “Não temos mais dúvidas”, afirmouao ressaltar que as imagens e os ventos superiores a 220 quilômetros por horasão “fortes indicativos” do evento meteorológico.“Uma das pessoas que morreram foi encontrada 60 metros distante dolocal onde estava antes do início da tempestade”, contou.

Atéo momento, a Defesa Civil de Santa Catarina contabiliza 1.152 pessoasdesabrigadas, além de 5.854 desalojados. O número de mortes permanece quatro, todas em Guaraciaba. Dos 138 feridos na região, 14estão internados. A estimativa é de que 83 mil pessoastenham sido afetadas pelos temporais e que um milhão estejasem energia elétrica.

Segundo omajor, a Defesa Civil disponibilizou 10 mil cestas básicas, masa principal estratégia, neste momento, é cobrir comlona plástica as casas danificadas, já que ainda chovemuito na região. Assim que os temporais diminuírem, ascasas devem começar a ser reconstruídas – jáfoi autorizada a compra de telhas, madeiras epregos.