Brasil pretende ter maior empresa de soluções educacionais da América Latina

09/09/2009 - 15h10

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro - Trêsempresas ex-abrigadas na Incubadora Gênesis da PontifíciaUniversidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ) vão se juntar em uma empresa de e-learning (educação a distância) egestão do conhecimento. Aempresa resultante da fusão da EduWeb, da Milestone e da QuickMindtem como propósito ser a maior empresa nacional de soluçõeseducacionais e também da América Latina.

Oanúncio foi feito hoje (9), na abertura do Rio Info 2009 – 7ºEncontro Nacional de Tecnologia e Negócios, promovido pelo Sindicatodas Empresas de Informática do Estado do Rio de Janeiro (Seprorj).

“Pelosnossos estudos, ela já nasce como essa empresa”, disse à AgênciaBrasil Cristiano Rocha, um dos empreendedores do projeto.

Aideia é que a nova empresa já esteja constituída em janeiro de2010. Por enquanto, as três companhias ex-incubadas da PUC/RJcontinuarão operando de forma separada, embora já trabalhando comoum único empreendimento. O nome da nova companhia ainda não foiescolhido.

CristianoRocha informou que o Brasil tem, atualmente, uma posição boa nomercado de soluções educacionais. Lembrou que a EduWeb, porexemplo, foi a empresa que desenvolveu um dos primeiros softwaresde educação a distância do mundo.

“Éum mercado que demanda muita inovação. O Brasil vai crescer e vaiprecisar de  muito investimento em inovação. Então, comcerteza, o mercado de tecnologia educacional está em francaascensão”.

Rochasalientou a importância das incubadoras para as empresas inovadorasque surgem no país. “Éum sistema muito rico. Talvez, se não fosse a incubadora, a gentenão tivesse se conhecido. É um ambiente onde você consegue trocarmuitas ideias”. Nãose trata, segundo frisou, somente do apoio dado pela incubadora emtermos de infraestrutura e assessoria.

“Vocêestá dentro de um ambiente universitário onde em pouco tempo épossível acessar um pesquisador, fazer reuniões com essas pessoasde forma muito rápida. Isso facilita muito”. Aexpectativa é que essa nova empresa de soluções educacionais gereno curto prazo até 200 novos empregos.