Pesquisa TeleCheque constata aumento do índice de cheques honrados no país

08/09/2009 - 18h24

Stênio Ribeiro
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Do total de chequesemitidos no mês passado só 2,33% não tinham fundos. Ao contrário,97,67% dos cheques foram honrados, o que equivale a aumento de 0,16pontos percentuais em relação ao nível de cheques bons no mês dejulho e evolução de 0,49 ponto percentual na comparação comagosto do ano passado.Os números foramcolhidos em pesquisa da TeleCheque, empresa de verificação decrédito, e mostram que para não perder o crédito e a possibilidadede fazer compras maiores nas próximas datas comemorativas, como Diadas Crianças e Natal, os brasileiros honram cada vez mais seuspagamentos, de acordo com o vice-presidente da TeleCheque, JoséAntonio Praxedes Neto."Esses índicessão muito positivos e servem como referência do momento atual dopaís. Varejistas e consumidores estão aliados e com intenção decrescerem juntos. Assim, o varejo tem apostado em promoções eoferecido mais benefícios aos clientes, enquanto os consumidoresfazem compras responsáveis e gastam só o que está dentro doorçamento", disse o vice-presidente da TeleCheque. Praxedes Neto disse queo índice de cheques honrados tem crescido desde abril. Emdecorrência disso, ele acredita que "a tendência é de ovarejo ampliar a oferta de crédito com o cheque, pois esse meio depagamento garante grande flexibilidade na obtenção de capital degiro".Além disso,acrescentou que agora é o momento de o comércio iniciar osinvestimentos em estoque para se preparar para as vendas das datascomemorativas do segundo semestre. “Quanto mais facilidadesoferecidas nas compras, maior a possibilidade de efetuar vendas emanter o faturamento", completa.Ele explicou ainda queo comerciante prefere, hoje, a negociação com cheque, uma vez que ovendedor tem a liberdade de negociar o cheque em diferentes fontes domercado e obter capital de giro imediato, ao contrário do cartão decrédito que tem o desconto monopolizado pelas administradoras. “Issodiminui o poder de negociação do varejo.”