Assentados fluminenses terão assessoramento técnico, social e ambiental

08/09/2009 - 18h44

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro - Já pode ser acessado no site do governo federal www.comprasnet.gov.br o edital publicado hoje (8) pela Superintendência Regional do Instituto de Colonização e Reforma Agrária do Rio de Janeiro (Incra/RJ) para a contratação de serviços de assessoria técnica, social e ambiental (Ates) para os projetos de assentamento desenvolvidos pelo órgão  no estado.

O engenheiro agrônomo Azélio Vieira Passos, coordenador de assistência técnica do Incra/RJ, disse, em entrevista à Agência Brasil, que esse é o primeiro edital voltado para o assessoramento técnico, publicado pelo instituto este ano. A ideia, disse ele, é disponibilizar a assistência técnica e a extensão rural para os assentados da reforma agrária. Essa assessoria permitirá ao assentado ter uma melhor qualidade de vida e maior segurança alimentar e nutricional. Ao mesmo tempo, que fortalece a agricultura familiar e o desenvolvimento econômico e social dos assentados.

“Não é uma construção estanque. Ao longo do tempo, você vai trabalhando a qualificação do assentado no sistema de produção. Além disso, o serviço ajuda no processo de comercialização dos produtos. Todo o sistema de produção é trabalhado pelas equipes técnicas”, disse Passos. O contrato tem validade de um ano, prorrogável por igual período. O Incra/RJ estima que serão beneficiados no estado do Rio de Janeiro 5.314 trabalhadores rurais.  O contrato tem valor de  R$ 2.168.986,83.

Azélio Vieira Passos  informou que a abertura das propostas deverá ocorrer no dia 23 de outubro, prevendo-se a assinatura dos contratos vencedores até o início de novembro. De acordo com a assessoria de imprensa do Incra/RJ, o edital prevê a capacitação permanente dos agricultores, dando-lhes as noções de sustentabilidade e estimulando o cooperativismo e a gestão coletiva dos assentamentos.