Tamiflu só chegará às farmácias depois que demanda do ministério for atendida

05/09/2009 - 17h47

Paula Laboissière
Repórter da Agência Brasil
Brasília - O medicamento Tamiflu só vai chegar às farmácias edrogarias depois que a demanda feita pelo Ministério da Saúdefor atendida. A informação foi divulgada pelo própriolaboratório produtor do medicamento, que informou ainda que aprioridade no abastecimento para o governo em situaçõesde emergência segue orientação da OrganizaçãoMundial da Saúde (OMS).

Pormeio de nota, o laboratório explicou que, em momento algum, oTamiflu foi recolhido de farmácias e drogarias. O estoqueantigo, segundo ele, apenas deixou de ser reposto na rede privada emdecorrência da pandemia de influenza A (H1N1) – gripe suína.

Acapacidade de produção do remédio, de acordo com aempresa, já foi ampliada com o objetivo de suprir estoquesadicionais. A meta é alcançar um total de 36 milhõesde kits produzidos por mês.

Naúltima quinta-feira (4), o diretor de VigilânciaEpidemiológica da Secretaria de Vigilância Sanitáriado Ministério da Saúde, Eduardo Hage, rebateu ascríticas de que a pasta tenha concentrado toda a produçãoe alegou que o medicamento só não chegou aosestabelecimentos comerciais porque não havia estoque parasuprir a demanda.