Projeto Rondon divulga edital para instituições de ensino superior

05/09/2009 - 18h20

Kelly Oliveira*
Repórter da Agência Brasil
Brasília - O Projeto Rondon,coordenado pelo Ministério da Defesa, divulgou edital para asinstituições de ensino superior interessadas emparticipar da Operação Centro-Nordeste, que serárealizada entre 16 de janeiro e 7 de fevereiro de 2010, nos estadosde Alagoas, da Bahia, de Goiás e do Tocantis. A estimativa é que1,2 mil estudantes e professores universitários façamparte do evento.

Para participar, ainstituição de ensino superior deverádesenvolver uma proposta de trabalho e enviar para a coordenação-geral do Projeto Rondon até o dia 7de outubro. O edital está disponível na internet.www.defesa.gov.br/projetorondon.A relação das instituições selecionadasserá divulgada, no mesmo site, no dia 27 de outubro.

Deacordo com o ministério, as atividades se concentram nas áreas de comunicação, cultura,direitos humanos e justiça, educação, meioambiente, saúde, tecnologia e produção etrabalho.O Projeto Rondon conta com a participação voluntáriade estudantes universitários na busca de soluçõesque contribuam para o desenvolvimento sustentável decomunidades carentes e que ampliem o bem-estar da população.O projeto busca ainda aproximar os estudantes da realidade do país.Asações do projeto são orientadas pelo Comitêde Orientação e Supervisão, criado em 2005, econstituído por representantes dos ministérios daDefesa, que o preside, do Desenvolvimento Agrário,do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, da Educação,do Esporte, da Integração Nacional, do Meio Ambiente, da Saúdee da Secretaria-Geral da Presidência da República.