Homens poderão fazer rápido check-up durante comemorações do 7 de Setembro

05/09/2009 - 18h58

Paula Laboissière
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Oshomens que forem assistir às comemorações de 7de setembro na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, poderão aproveitar e fazer um pequeno check-up. De acordo com o Ministério da Saúde, duastendas localizadas no canteira central vão oferecer exames dediagnóstico rápido, como aferição dapressão arterial, medição do índice demassa corporal e do índice de glicose no sangue.

A oferta dos exames, segundo o ministério,faz parte da Política Nacional de Saúde do Homem,lançada no último dia 27. A proposta do governo éampliar o acesso dos homens aos serviços de saúde, jáque o agravamento do quadro de pessoas do sexo masculino representa“um problema de saúde pública”.

Dadosdo próprio ministério indicam que de cada trêsmortes de pessoas adultas, duas são de homens. Eles vivem, emmédia, sete anos menos do que as mulheres e apresentam maisdoenças do coração, câncer e diabetes,além de colesterol e pressão arterial mais elevados.

Osvisitantes que passarem pelo local também vão receberorientações sobre como cuidar da própria saúdee sobre como se prevenir contra a influenza A (H1N1) – gripe suína.