G20 diz que vai manter apoio financeiro à economia global

05/09/2009 - 15h03

Da Agência Brasil

Brasília - Ogrupo de ministros das finanças de países-membros doG20 anunciou hoje (5) que vai continuar oferecendo apoio financeiro àeconomia global, apesar dos sinais de recuperação. Além disso, concorda em dar aos países emergentes maisespaço no cenário internacional. As informaçõessão da BBC Brasil.Algunspaíses, incluindo França e Alemanha, queriam que o G20começasse a discutir “estratégias de retirada”, ouseja, maneiras de reduzir os gastos com estímulo fiscal. Essespaíses já estão saindo da recessão eargumentam que os gastos estão levando o Estado a níveisperigosos de endividamento.

Naabertura da reunião, entretanto, o premiê britânico,Gordon Brown, alertou que retirar o apoio dos governos cedo demaispode comprometer a recuperação econômica. Ele sereferiu à estratégia como um “grave erro”.

Ocomunicado preliminar indica que essas preocupaçõesforam levadas em conta, já que os ministros concordaram que émelhor continuar gastando até que a recuperaçãoglobal esteja consolidada.

A primeira versão do documento deve agora ser transformada em orientaçõesformais pela Comissão de Estabilidade Financeira, órgãoque reúne representantes dos bancos centrais e reguladores devárias partes do mundo. As orientações vãoser discutidas e votadas em Pittsburgh, durante a cúpula doG20, mas cada país terá de decidir individualmente sevai transformá-las em lei.