Primeira morte por gripe suína em Roraima é de uma adolescente grávida

03/09/2009 - 21h42

Amanda Mota
Repórter da Agência Brasil
Manaus - Umaadolescente de 17 anos, grávida de sete meses, é aprimeira pessoa a morrer por influenza A (H1N1) – gripe suína, emRoraima, confirmou hoje (3) a Secretaria de Saúde. O caso estásob investigação das autoridades sanitárias. Porenquanto, a suspeita é que ela tenha contraído o vírusInfluenza (H1N1) de uma pessoa que esteve na Venezuela.

“Ela faleceu namanhã do dia 21 de agosto, no Hospital Geral de Roraima,diagnosticada com pneumonia bacteriana, agravada pelo vírusInfluenza H1N1”,informou o médico infectologista Alexandre Salomão.

No dia 17 de agosto,a paciente deu entrada no Hospital Materno Infantil Nossa Senhora deNazareth, em Boa Vista, para uma consulta de pré-natal. Mas,como apresentava um quadro de febre, tosse, dores no corpo e palidez,foi internada e, em seguida, transferida para a Unidade de TerapiaIntensiva (UTI) do Hospital Geral de Roraima, onde ela e bebêmorreram.

ASecretaria de Saúde garantiu que o bebê tambémestava sendo examinado junto com a mãe. Ainda assim, nãohavia indicação para fazer a cesariana porque os examesde hemograma identificaram que a mãe poderia sofrer umahemorragia e morrer, caso o procedimento fosse realizado.

SegundoSalomão, a jovem nasceu na Guiana Inglesa, mas morava em BoaVista. As análises iniciais sobre a causa da morte nãoapontaram a presença do vírus Influenza (H1N1).Um segundo exame, no entanto, confirmou a suspeita.

Atéo momento, o estado de Roraima contabiliza oito casos confirmados dadoença.