Operação Arco de Fogo já fechou mais de 30 serrarias ilegais no Maranhão

03/09/2009 - 19h08

Manuela Castro*
Repórter da TV Brasil
Buriticupu (MA) - Oministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, acompanhou hoje (3) oandamento da Operação Arco de Fogo no município de Buriticupu, no Maranhão,onde verificou o fechamento deserrarias e fornos ilegais de carvão. Ele também conversou com agentesdo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos NaturaisRenováveis (Ibama), da Polícia Federal, da ForçaNacional de Segurança e da Fundação Nacional doÍndio (Funai) que estão na região hámais de um mês.

Oministro passou cerca de três horas na região e almoçouem uma base militar, montada pelo Exército para apoio àoperação. A Arco deFogo combate crimes ambientais nasterras indígenas Alto Turiaçu, Awá-Guajáe Carú e da Reserva Biológica do Gurupi. Ao todo, foramfechadas 33 serrarias ilegais e apreendidos mais de 3 mil metros cúbicosde madeira, o suficiente para carregar 150 caminhões.

Amadeira será repassada ao Exército. Umcaminhão de carvão também foi doado para aPastoral da Criança.

Mincdisse que, além de operações de repressão,é preciso aumentar a oferta de opções sustentáveispara a população que sobrevivia do desmatamento. “Odesafio não é só apreender. O nosso sonho éque as pessoas vivam com dignidade."

Durante avisita, o ministro lembrou o ataque a funcionários do Ibama emBuriticupu, em 2007, após o fechamento de serrarias. Lideradospor madeireiros, moradores da cidade fecharam estradas e incendiaramveículos da fiscalização. “Destavez, prendemos 21 pessoas e mais de 30 armas. O crime ambiental e aimpunidade não vão prosperar no Brasil."

OMaranhão é um dos estados da Amazônia Legal ondeo desmatamento mais tem avançado. A região onde a Operação Arco de Fogo está sendo realizada é umdos “pontos críticos” do estado, de acordo com o ministro.