China aprova produção de vacina contra a doença

03/09/2009 - 9h58

Da Agência Brasil

Brasília - Ogoverno chinês aprovou hoje (3) a produção de umavacina contra a influenza A (H1N1) – gripe suína. As dosesserão produzidas por uma empresa local chamada Sinovac, aprimeira em todo o mundo a obter licença para a produçãoda vacina. As informações são da agênciaportuguesa Lusa.

Alicença para a produção denominada Panflu 1 foiemitida depois que peritos em administração de produtosalimentares e farmacêuticos da China aprovaram a vacina. Deacordo com o relatório dos peritos, a dose de 15 microgramaspode ser ministrada com segurança em pessoas com idade entre 3e 60 anos.

ASinovac tem capacidade para produzir 5 milhões de doses até1º de outubro e entre 20 e 30 milhões por ano. Uma outraempresa farmacêutica chinesa empenhada na produçãode uma vacina contra a influenza A (H1N1) – gripe suína –, a Hualan BiologicalEngineering Inc, espera obter a mesma licença ainda estasemana.

AChina registrou, até o momento, 3.981 casos de gripe suína,mas nenhum óbito. Já em Hong Kong e Macau – regiõesadministrativas especiais – foram registados cerca de 12,5 mil e mil casos, respectivamente, com nove mortes em Hong Kong e uma emMacau.

Emagosto, o ministro chinês da Saúde, Chen Zhu, havia ditoque, até o final do ano, o país poderia produzirvacinas para 65 milhões de pessoas.