Representantes de trabalhadores e da indústria criticam manutenção de juros

02/09/2009 - 20h23

Daniel Mello
Repórter da Agência Brasil
São Paulo - A manutenção da taxa básica de juros em8,75% foi criticada pela Federação das Indústriasde São Paulo (Fiesp) e pela Força Sindical. A Fiesp afirmou que considera desgastantever reafirmada a mesma posição a cada reunião doComitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC).

A Fiesp, no entanto, considerou importante a repetiçãopara promover um mínimo de mudança em relação aos juros, considerados altos pela federação.

“Achomuito cansativo, tanto para nós quanto para a sociedade, aFiesp ficar repetindo a mesma coisa a cada anúncio da taxaSelic, feito pelo Copom. Entretanto, se batendo na mesma tecla, muitopouco tem mudado, imaginem então se ficássemoscalados”, afirmou hoje (2), a entidade pouco depois do anúncio da decisãodo colegiado.

Aestabilização da Selic foi classificada como"conservadora e teimosa" pela Fiesp. Segundo a entidade, os juros altosprejudicam a recuperação da economia brasileira emrelação à crise econômica internacional.

Já para aForça Sindical, o atual nível de juros beneficia os“especuladores” em detrimento do setor produtivo. De acordo com acentral sindical, os trabalhadores “ansiavam por uma queda drásticana taxa básica de juros como estímulo à economia”.