Cidadãos poderão pedir ajuda da Defensoria Pública por meio de telefone gratuito

02/09/2009 - 19h32

Marco Antonio Soalheiro
Repórter da Agência Brasil
Brasília - O cidadão quenão tem recursos financeiros para pagar um advogado poderábuscar, em breve, orientação nas defensorias públicas detodo o país pelo serviço de utilidade pública129, que será acessado via telefone de forma gratuita emqualquer ponto do território nacional. A AgênciaNacional de Telecomunicações (Anatel) autorizou estasemana o uso do número com três dígitos parafacilitar a memorização do telefone por quem precisarrecorrer à Defensoria Pública. O pedido tinha sido feito em abril peloConselho Nacional dos Defensores Públicos Gerais, com o apoioda Associação Nacional dos Defensores Públicos(Anadep).A efetiva implantação do 129 dependeráagora de encaminhamento de solicitação de cada Defensoria Pública à prestadora de serviços de seu interesse.Segundo a Anadep, 12 unidades da Federação estão melhor preparadas parainstalar primeiro o serviço: Ceará,Bahia, Rio de Janeiro, Rondônia, São Paulo, Pará,Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Alagoas, DistritoFederal e Tocantins.