Corte na taxa Selic deve ser o último deste ano, prevê Sindicato das Financeiras do RJ

01/09/2009 - 20h14

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro - O Sindicato das Financeiras do Estado do Rio de Janeiro (Secif-RJ) previu hoje (1º) que o Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) fará amanhã (2) o último corte na taxa juros básicos - a Selic - deste ano. A queda prevista pela entidade é de  0,25 ponto percentual na taxa básica de juros. Se isso se confirmar, ela ficará em 8,5% ao ano, nos próximos meses.   

O corte seria um sinal para o mercado de que o Banco Central teria chegado ao limite de redução dos juros básicos para que a inflação fique dentro da meta este ano e também em 2010, avaliou o presidente da Secif-RJ, José Arthur Assunção. 

“Esses 8,5% são um índice que nunca imaginaríamos há um tempo atrás. Juros nominais de um dígito são coisa de primeiro mundo”, destacou Assunção.  Acrescentou, entretanto, que esse patamar ainda é elevado em comparação com outras economias.

De acordo com Assunção, a economia brasileira entrou em um círculo virtuoso, conquistado  paulatinamente, a partir do Plano Real.  O regime de  austeridade monetária, destacou ele, permitiu que o Brasil passasse de forma tranquila pela crise financeira que abalou o mundo.

"Hoje, temos uma taxa de juros que nos permite não somente controlar a inflação, mas também manter um crescimento econômico sustentável nos próximos anos, excetuando-se este ano de 2009, devido à crise econômica mundial”,  ressaltou Assunção.

Ele descartou a possibilidade de o país vir a elevar de novo os juros, no momento em que as economias desenvolvidas começarem a fazer esse movimento.