Começa campanha para eleições gerais em Honduras

01/09/2009 - 9h42

Da Agência Brasil

Brasília - Acampanha para as eleições gerais em Honduras começounesta semana, apesar da falta de reconhecimento da comunidadeinternacional. O pleito está agendado para o dia 29 denovembro. Além do novo presidente, os eleitores vãoeleger 128 deputados, 20 representantes do Parlamento Centro-americanoe 300 prefeitos. As informações são da BBCBrasil.

Ogoverno interino, liderado por Roberto Michelleti, deu continuidadeao calendário eleitoral mesmo sem o respaldo da Organizaçãodos Estados Americanos (OEA) e sem um acordo interno.

Acrise política em Honduras eclodiu depois que o entãopresidente, Manuel Zelaya, tentou fazer uma consulta públicapara saber se a população apoiava medidas paramudar a Constituição. A oposição eracontra a proposta de acabar com o atual limite de apenas um mandatopor presidente, o que poderia abrir caminho para uma reeleiçãode Zelaya.

Osseguidores do presidente interino apostam na realizaçãodo pleito para solucionar a crise, enquanto os apoiadores dopresidente deposto negam o reconhecimento do processo. O atualcalendário eleitoral prevê a posse de um novo presidenteno dia 27 de janeiro.