Países da Unasul precisam se unir para "crescer", diz Lula

31/08/2009 - 8h52

Paula Laboissière
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Depois de participar da reunião da União das NaçõesSul-Americanas (Unasul) na semana passada, o presidente Luiz InácioLula da Silva afirmou hoje (31) que a união é a alternativa para o desenvolvimento dos países da região. “Ounos juntamos, deliberamos políticas que sejam complementares ecomeçamos a fazer, entre nós, uma política deajuda, de solidariedade, e crescermos juntos; ou vamos terminar maisum século pobres, como terminamos o século 20”,disse, em seu programa semanal Café com o Presidente.

Segundo Lula é fundamental que os países da AméricaLatina se entendam “politicamente e economicamente”. Ele lembrouque, durante a reunião da Unasul, um dos assuntos tratadosfoi a instalação de bases militares norte-americanas naColômbia. Sobre a situação, o presidente cobrouque haja garantia jurídica – que permita a qualquer paísameaçado recorrer a fóruns internacionais.

“Propusque nós reuníssemos o Conselho de Defesa da Unasul paraque fazer uma investigação da realsituação fronteiriça de todos os países”,disse. De acordo com Lula, foi proposto ainda que o Conselho de Combate aoNarcotráfico da Unasul se reúna. “É precisoque assumamos a responsabilidade de cuidar do nosso território, da nossa fronteira”, afirmou.

Opresidente garantiu ter deixado Bariloche – cidade argentina quesediou a reunião da Unasul – “convencido” de que ospaíses deram “um passo a mais depois de muita divergência”. Segundo Lula, não é possível que a Américado Sul apresente “ingerência”. “Chegamos à conclusãode que a gente pode continuar brigando e divergindo, mas temos queconstruir posições unitárias em torno dessascoisas que são tão caras e delicadas para nós”,disse.