Depois de vencer eleição no Japão, oposição quer retomar crescimento sustentável

31/08/2009 - 10h38

Da Agência Brasil

Brasília - Depois da vitóriado Partido Democrático do Japão nas eleiçõesde ontem (30), o líder da oposição no Japão,Yukio Hatoyama, deu início às negociaçõespara formar um novo governo no país. As informaçõessão da BBC Brasil.

De acordo com amídia japonesa, o partido obteve 308 dos 480 assentos daCâmara Baixa do Parlamento do Japão, pondo fim a umahegemonia de cinco décadas quase ininterruptas do PartidoLiberal Democrático do atual primeiro-ministro, Taro Aso.Apesar de os resultados oficiais das eleições ainda nãoterem sido divulgados, o próprio Aso já anunciou quevai deixar a liderança de seu partido.

Com a projeçãodos resultados das eleições, o índice Nikkei domercado japonês apresentou hoje (31) a maior alta dos últimos11 meses. Mas a alta do iene e as quedas nas bolsas chinesas levaramo pregão a encerrar os negócios em baixa de 0,3%.

Hatoyama deveráser confirmado como o novo primeiro-ministro em duas semanas, durantereunião do Parlamento japonês. O Partido Democráticodo Japão também negocia com dois partidos menores e deoposição apoio na Câmara Alta do Parlamento."Finalmente vamos conseguir mexer na política, criar umnovo tipo de política que corresponda às expectativasdas pessoas", disse Hatoyama.

A expectativa agoraé se ele será capaz de cumprir as promessas decampanha, uma vez que precisa levar a segunda maior economia do mundode volta à rota do crescimento sustentável depois darecessão, além de combater o desemprego recorde nopaís. Durante a campanha eleitoral, Hatoyama tambémprometeu aumentar o sistema de pensões do Estado, apesar de oJapão enfrentar altas dívidas no setor.