Ar-condicionado não aumenta risco de propagação da doença

31/08/2009 - 1h44

Paula Laboissière
Repórter da Agência Brasil
Brasília - OMinistério da Saúde informou hoje (30) que aparelhos dear condicionado não representam risco para a transmissãoda influenza A (H1N1) – gripe suína – uma vez que o vírusnão fica suspenso no ar. A transmissão ocorre apenaspor meio de gotículas expelidas pela tosse ou por espirros, porexemplo.

Apasta alerta, entretanto, que no ar-condicionado há tubulaçõese filtros que precisam ser limpos regularmente para prevenir doenças,sobretudo, respiratórias e que, por causa do vírus Influenza H1N1,algumas pessoas têm evitado ir a locais como shoppingcenters.“Ninguémprecisa deixar de sair de casa por medo do novo vírus, mas quemestá com sintomas de gripe, como tosse, dor de garganta efebre alta, deve evitar locais fechados com aglomeraçãode pessoas”, afirma a nota.Oministério garante que "boa parte” dos centros comerciaisapresenta um “controle rígido” na higiene dos aparelhos declimatização. A limpeza do  ar-condicionadodeve ser feita a cada seis meses. “A manutençãopreventiva é fundamental para garantir a qualidade do ar noambiente.”

Paraevitar a contaminação pela gripe, oministério orienta que as pessoas lavem bem as mãos ecubram a boca e o nariz ao tossir ou espirrar, além de evitaro compartilhamento de copos e talheres.