OMS alerta que nova onda de gripe suína pode sobrecarregar sistemas de saúde no mundo

28/08/2009 - 17h52

Paula Laboissière
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Aocomentar a possibilidade de uma segunda onda da pandemia de influenzaA (H1N1) – gripe suína, a OrganizaçãoMundial da Saúde (OMS) alertou que um maior número depessoas infectadas pode sobrecarregar sistemas de saúdeem todo o mundo. Para a entidade, há ainda o risco de que a prestaçãode serviços a outras doenças seja interrompida.

De acordocom a OMS, foram registrados, até o momento, apenas casosisolados de resistência ao medicamento Tamiflu. A organizaçãogarantiu que todos eles estão sendo investigados. A maiorparte de pessoas infectadas pela doença é composta porjovens, que também compõem maioria no total de mortes.

A entidade informou, ainda, que quase 15% dos casos de influenza A (H1N1) – gripe suína exigem internação. Médicos de todo o mundo,segundo a organização, têm reportado uma formasevera da doença, sobretudo em pessoas jovens e saudáveis.

“Salvaressa vidas depende de um cuidado altamente especializado nas unidadesde Terapia Inensiva (UTI), geralmente, com gastos altos e longos”,disse a OMS, por meio de comunicado. De acordo com a OMS, diversospaíses já registram a necessidade de um atendimentointensivo de qualidade como “o maior fardo dos serviços desaúde”.