Ministros defendem aproximação entre segurança e direitos humanos

27/08/2009 - 22h31

Luana Lourenço
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Osministros da Justiça, Tarso Genro, e da Secretaria Especial deDireitos Humanos (SEDH), Paulo Vannuchi, defenderam hoje (27) a articulaçãoentre a segurança pública e os direitos humanos na definiçãode políticas de prevenção e combate àviolência. Os dois ministros participaram da abertura da 1°Conferência Nacional de Segurança Pública, queaté domingo (30) reunirá cerca de três milpessoas, em Brasília, para debater o tema.

Tarsocitou o Programa Nacional de Segurança com Cidadania(Pronasci) com o marco de uma nova forma de encarar o problema dasegurança no Brasil. “O Pronasci fala em direitos humanos emsua totalidade, o que também contempla os direitos humanos dospoliciais, que devem ser vistos como cidadãos aliados de suascomunidades e merecem respeito do Estado e da sociedade pela funçãoque exercem”, disse.

Aexpectativa de Genro é de que uma das principais deliberaçõesda conferência seja em torno da avaliação de questõesrelativas às funções e à natureza daspolícias Militar e Civil e à possível integraçãode ambas.

Para umaplateia de profissionais da área de segurança,gestores públicos e representantes da sociedade civil, oministro da SEDH, Paulo Vannuchi, lembrou de episódios deviolência como dos assassinatos da missionárianorte-americana Dorothy Stang e do advogado Manoel Matos, para pedirmais comprometimento com a defesa da liberdade e da democracia. “Cadapolicial deve se ver e ser visto na sociedade como um defensor dosdireitos humanos”, disse.

Dos trêsmil participantes com poder deliberativo na conferência, 40%são da sociedade civil, 30% do Poder Público e 30% deprofissionais da área. Eles foram eleitos nas conferênciasmunicipais e estaduais realizadas de março a julho deste ano.Os especialistas convidados e observadores nacionais e internacionaiscompletam a lista de participantes, mas sem direito a voto.