Ministério da Saúde autoriza cinco centros a fazer retirada e transplante de órgãos

28/08/2009 - 21h03

Da Agência Brasil

Brasília - O Ministério da Saúde autorizou o credenciamento de cinco centros especializados em transplante nos estados de São Paulo, do Paraná, de Santa Catarina e do Acre. A medida foi publicada no Diário Oficial da União de hoje (28).

Em São Paulo, o Hospital do Servidor Público Estadual foi autorizado a realizar a retirada e o transplante de pele. Já o Hospital Brigadeiro fará os mesmos procedimentos com a especialização em rins. A Fundação Hospital Estadual do Acre e o Instituto da Visão Assad Rayes, em Florianópolis, foram autorizados a realizar transplante de córneas.

O Hospital São José de Palmas, no Paraná, começa a realizar busca ativa e retirada de múltiplos órgãos e tecidos. Com isso, equipes capacitadas identificarão, na unidade de saúde, potenciais doadores e buscarão autorização dos familiares para o procedimento.

De acordo com o ministério, São Paulo é o estado com o maior número de transplantes no Brasil, seguido de Minas Gerais e do Paraná. Em 2008, o Sistema Único de Saúde (SUS) registrou 18.989 transplantes de diversas modalidades no país.