Inpe diz que 20% de florestas desmatadas na Amazônia estão se recuperando

28/08/2009 - 18h39

Luana Lourenço
Repórter da Agência Brasil
Brasília - OInstituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) divulgou hoje (28)os primeiros dados sobre a regeneração de áreas deflorestas desmatadas na Amazônia. O levantamentopreliminar do Inpe feito para o Amapá, Pará e MatoGrosso mostra que, em média, 20% da floresta derrubada estáconseguindo se recompor.

Para ocálculo da área em regeneração, o Inpeconsiderou as áreas em que a floresta conseguiu crescer osuficiente para que os satélites identificassem a coberturavegetal. O levantamento utilizou as imagens de 2007. NoPará, dos 233.399 quilômetros quadrados (km²)derrubados, cerca de 50 mil km² estavam em processo deregeneração, 22% do total.

No Amapá,o Inpe registrou um percentual de regeneração de 25%, com619,7 km² de área em recuperação dos 2,4mil km² desmatados no estado. Em Mato Grosso, do total de201.798 km² desflorestados, 22,1 km² estão seregenerando, o equivalente a 11%.

Os dadosmostram que o uso da terra é mais intenso em Mato Grosso, ondea floresta foi substituída por culturas agrícolas – principalmente a de soja – que no Pará, onde o desmatamentoabre pastos para a pecuária, e as áreas de pastagemsão abandonadas após alguns anos.

De acordocom o Inpe, o acompanhamento da recuperação da florestavai permitir avaliar o tempo de vida da chamada vegetaçãosecundária e monitorar o quanto de carbono as novas árvoresabsorvem.

Osnúmeros foram apresentados durante a inauguraçãodo Centro Regional da Amazônia, nova unidade do Inpe, em Belém(PA). A ideia é que o centro gradativamente passe a concentraro monitoramento e as pesquisas sobre a Amazônia feitas peloinstituto.