Temporão diz que lamenta número de mortos e constesta forma de cálculo do indicador

27/08/2009 - 1h29

Paula Laboissière
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Oministro da Saúde, José Gomes Temporão, disse hoje (27) quelamenta o número de mortes registradas no país por influenza A (H1N1) – gripe suína, mas admitiu que o ministério já previa que isso aconteceria.

“Estamosno Hemisfério Sul em pleno período de frio. A situação, comcerteza, vai mudar bastante”, disse, Temporão em entrevista coletiva. Ele condenou a forma de cálculo de mortos pela doença, que leva em consideração o número absoluto e desconsidera a proporção com a população. Para ele, "não é umindicador razoável”. O cálculo correto considera o número de mortes por grupos de 100 mil habitantes.

“Émuito precoce para fazermos análises quantitativas. Estamos noinício de uma pandemia que atingiu o mundo inteiro e em um períodomuito curto.”

Temporãolembrou a autorização do governo para a liberação de um crédito extraordinário no valor de de R$ 2bilhões para o enfrentamento da doença. Segundo ele, o paísvai fazer uma licitação internacional para comprar vacinas em quantidade superior à capacidade de produção do InstitutoButantan.

Oministro acredita que os recursos serão liberados rapidamente. “Pedimos recursos olhando o problema da doençacomo um todo, desde a prevenção à capacitação, para estramospreparados para uma eventual chegada de uma segunda onda da doença”,disse.Sobre omonitoramento de pacientes que estão usando o medicamentoTamiflu, ele afirmou que, por se tratar de uma doença nova, épreciso desenvolver estudos com base em aspectos clínicos e naeficácia do remédio. “Como omicroorganismo não existia, um medicamento que foi desenvolvido paraenfrentar outra doença [gripeaviária] está sendousado”, afirmou.