Ministério Público denuncia por homicídio ex-deputado que atropelou duas pessoas

27/08/2009 - 19h24

Lúcia Nórcio
Repórter da Agência Brasil
Curitiba - OMinistério Público do Paraná informou hoje (27) que protocolouontem denúncia, na 2ª Vara de Delitos de Trânsito, contra oex-deputado estadual Luiz Fernando Ribas Carli Filho, por duplohomicídio qualificado (por dificultar ou tornar impossível a defesado ofendido), com dolo eventual, por dirigir embriagado e, ainda, porviolar a suspensão da Carteira Nacional de Habilitação.

CarliFilho é acusado pela morte de Gilmar Rafael Yared, de 26 anos, e deCarlos Murilo de Almeida, de 20 anos, na madrugada de 7 de maio desteano, após colisão entre o Volkswagen Passat que dirigia e o HondaFit conduzido por Yared. O carro do ex-deputado atingiu velocidadeentre 161 e 173 quilômetros horários, entre 168% e 188% acima daregulamentada para o local (60 quilômetros horários).

Deacordo com a denúncia, a alta velocidade provocou a decolagem doasfalto, atingindo o eixo traseiro do Honda Fit conduzido por Yared,tornando impossível qualquer manobra defensiva da vítima.

Segundoo Ministério Público, considerando os tipos penais pelos quais oex-deputado foi denunciado (que incluem crimes dolosos contra avida), o juiz Carlos Henrique Licheski Klein determinou, na manhã dehoje, o envio dos autospara distribuição a uma das duas varas do Tribunal do Júri deCuritiba.

Ojuiz da Vara do Tribunal do Júri deverá determinar a citação deCarli Filho para apresentar defesa prévia. Recebida a denúncia,informou o Ministério Público, deverá ser marcada audiência paraoitiva das testemunhas (que poderão ser oito para cada fato, tantode defesa quanto de acusação) e interrogatório do acusado.

Segundoas normas do rito, as partes apresentam alegações finais e omagistrado, se entender que existe prova da materialidade e indíciosda autoria, poderá pronunciar o réu. A pronúncia é a decisão dojuiz ,determinando que um caso vá a julgamento perante júripopular.

Sefor condenado pela prática de todos os crimes que lhe foramimputados na denúncia, o ex-deputado poderá receber pena mínima de15 anos (14 anos de reclusão mais um de detenção) e máxima de 30anos. Além disso, Carli poderá ter o direito de dirigir suspensopor prazo entre dois meses e cinco anos. Por se tratar de homicídioqualificado, crime considerado hediondo, caso ele seja condenado,deverá cumprir pena inicialmente em regime fechado.