Para CNBB, ensino religioso faz parte da educação integral

23/08/2009 - 1h13

Daniel Mello
Repórter da Agência Brasil
São Paulo - Opresidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Geraldo Lyrio Rocha, defende a implantação do ensino religioso nas escolas públicas do país. As aulas de religião estão previstas na Constituiçãode 1988. No entanto, um acordo entre o governo brasileiro e oVaticano, em tramitação no Congresso Nacional, estabelece o ensino católico e de outras doutrinas.

DomGeraldo descartou, em entrevista àAgência Brasil, a possibilidade de que a redação do projeto, explicitando a fé católica, privilegie a Igreja. “Oque a Igreja Católica pede para si, ela também pedepara as demais denominações”, ressaltou.

Paraele, a religião é parte importante no processoeducacional. “Uma educação integral envolve tambémo aspecto da dimensão religiosa ao lado das outras dimensõesda vida humana.”

O fatode o Estado Brasileiro ser laico, ou seja, separar a religião daestrutura estatal, não impede que sejam ministradas aulasreligiosas nas escolas públicas. “Estado laico não significaEstado antirreligioso, nem Estado ateu”, considerou o presidente daCNBB.

Apresença da fé nas salas de aula estaria de acordo coma formação cultural da sociedade brasileira, naavaliação de dom Geraldo. “O Estado é laico,mas a sociedade não é laica. Os alunos não sãoarreligiosos”, destacou. Opresidente da Confederação Nacional dos Trabalhadoresem Educação (CNTE), Roberto Leão, contesta ajustificativa de que o ensino religioso seja necessáriopara a formação do cidadão. “Nãopodemos considerar que a questão ética, a questãomoral, o valores sejam privilégios das religiões.”