Polícia Federal procura quadrilha especializada em crimes na área de comércio exterior

21/08/2009 - 1h30

Daniel Lima
Repórter da Agência Brasil
Brasília - A Polícia Federal desencadeou hoje (21) a Operação DutyFree, com o apoio do Ministério PúblicoFederal, com o objetivo de prender integrantes de uma organizaçãocriminosa, formada por advogados, empresários e servidores públicos,especializada em crimes ligados à área do comércio exterior, queatuava no Espírito Santo e em São Paulo.

Comunicado da PF informa que estão envolvidos na operação 200policiais federais, para cumprir 18 mandados de prisão preventiva,além de 40 mandados de busca e apreensão, nas cidades de Vitória,Vila Velha, Viana, Castelo, Alfredo Chaves, Anchieta, Conceição daBarra e Cariacica, todas no Espírito Santo, e na capital paulista.

Emfevereiro, a Polícia Federal começou a investigar o grupo, suspeitode contar com a ajuda de servidores da Receita Federal para obterfacilidades e agilidade em processos de importação, prestação deconsultorias e reiteradas interposições fraudulentas, em troca dedinheiro e outras vantagens.

A Polícia Federal informou também queo grupo se beneficiou de um contrato firmado com o Banco deDesenvolvimento do Espírito Santos (Bandes) e fraudou uma licitaçãocom uma prefeitura do interior do Espírito Santo.Os crimesatribuídos a essas pessoas são lavagem de dinheiro, formação dequadrilha, falsidade ideológica, corrupção passiva e ativa,advocacia administrativa e contrabando e descaminho. As penas máximasprevistas em caso de condenação chegam a 46 anos de prisão.