Ministério da Cultura e TV Brasil lançam novas séries de programas culturais

19/08/2009 - 23h11

Da Agência Brasil

Brasília - Três novas séries de programas culturais foram lançadas hoje (19) pelo Ministério da Cultura e pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), em Brasília. As produções denominadas Cultura Ponto a Ponto, Ponto Brasil e Cidades Invisíveis serão transmitidas na programação da TV Brasil.

Os 14 vídeos do programa Ponto Brasil foram produzidos pelos Pontos de Cultura durante as 18 oficinas de produção audiovisual realizadas em 13 estados. A série do programa Ponto a Ponto foi produzida pela TV Brasil com o objetivo de documentar o trabalho de pessoas que se organizam em torno da arte e cultura popular de dez estados. Já o projeto Cidades Invisíveis retrata as criações e manifestações regionais em 18 vídeos de curta duração.

Para a presidente da EBC, Tereza Cruvinel, a transmissão dos programas desenvolvidos pelos Pontos de Cultura concretiza a função da televisão Pública no país. “A função da TV pública é dar oportunidade a todos. A TV Brasil quer ter uma programação cultural diferente no sentido de expressar a diversidade de cultura do país”, afirmou.

Sobre a parceria da EBC e o Ministério da Cultura, a Tereza Cruvinel disse que a iniciativa resultou em uma produção ainda não vista no país. “A parceria com os Pontos de Cultura permitiu a expressão da diversidade cultural de forma inédita. Nesses programas, que foram lançados hoje, vamos mostrar o que acontece nos pontos de cultura e trazer para a televisão, para compartilhar com os outros, e, inclusive, estimular a criação de novos Pontos de Cultura”, disse.