No Paraná, secretário pede que pessoas tenham cuidado com e-mails falsos sobre a doença

18/08/2009 - 17h36

Lúcia Nórcio
Repórter da Agência Brasil
Curitiba - O secretáriode Saúde do Paraná, Gilberto Martin, fezum alerta à população hoje (18), para ter cuidado aorepassar e-mails com informações falsas sobrea influenza A (H1N1) – gripe suína. Ele justificou que a desinformação pode ser mais prejudicial queo próprio vírus. Ao participar da reuniãosemanal do governo com os secretários estaduais, Martin disse que o Paraná é oestado que tem o panorama mais real da doença, respondendo com agilidade etransparência a todas as dúvidas, emtempo real, no site www.novagripe.pr.gov.br. O endereço contém dados oficiais sobre ocombate à influenza A (H1N1) – gripe suína – e atende públicos específicoscomo estudantes, profissionais da saúde e da imprensa e a população em geral.   

Ontem (17), foramregistradas 250 mil visitas, o que, para o secretário demonstra a grande preocupação da população em ter acesso a dadosconfiáveis. A cada dois dias, é publicado no site um novo boletim epidemiológico comnúmeros atualizados de casos confirmados e mortes decorrentes de complicaçõesda doença no Paraná. No site, há também banners, folders, cartazes evídeos que podem ser utilizados por qualquer pessoa ou empresa em campanhaseducativas, informações para profissionais da saúde, como o protocolo doMinistério da Saúde, os documentos que devem ser preenchidos para anotificação de casos e a solicitação de medicamento destinado aotratamento.

A Secretariade Saúde lançou, também hoje, o jornal Nova Gripe, um veículo público que vai divulgar as ações do governo, oscuidados básicos que evitam a proliferação da doença, os investimentosrealizados no combate e prevenção ao mal e como é feita a distribuição de remédios e programas como o Cuidadores da Gripe,desenvolvido em parceria com a Secretariada Educação. Foram impressos 1,25  milhão de exemplares, que serão distribuídosem todo o Paraná. No último boletim epidemiológico, há o registro de 1.833 casos confirmados no Paraná , com  107 mortes.