Mantega acredita que país poderá ter até 700 mil novos empregos no fim do ano

18/08/2009 - 14h43

Daniel Lima
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Oministro da Fazenda, Guido Mantega, acredita que até o final do anoo Brasil terá entre 600 mil e 700 mil novos empregos. Ele fez essaestimativa ao comentar o resultado divulgado hoje do Cadastro Geralde Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho, queregistrou 138.402 novos postos de trabalho no mês de julho, o melhorresultado do ano e o sexto mês consecutivo de aumento.

“Oresultado do Caged sobre 138 mil novos empregos demonstra que aeconomia brasileira já está em recuperação gerando empregosenquanto outras economias ainda gerando desemprego. Saímos na frentee até o final do ano deveremos acumular um resultado de empregobastante positivo. Eu acho uns 600 mil a 700 mil novos empregos.Mostrandobom humor, Mantega disse que o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, émais otimista que ele, pois tem a expectativa de 800 mil a 1 milhãode novos empregos em 2009. “Tomara que ele esteja certo”,afirmou. Guido Mantega não quis comentar o depoimento daex-secretária da Receita Federal, Lina Vieira, que acontece naComissão de Constituição e Justiça no Congresso Nacional.

Segundo Mantega, “amanutenção do emprego foi fundamental para o país superar a criseporque garantiu o mercado consumidor e o consumo e que as empresascontinuassem a produção. A crise já está superada no Brasil. Atéo final do ano, a economia vai girar mais empregos ainda porque aeconomia estará mais aquecida. “