Livro traz depoimentos de advogados que defenderam presos políticos durante a ditadura

18/08/2009 - 10h24

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro - Uma pesquisa sobre osadvogados que atuaram de forma voluntária e gratuita durante aditadura militar, defendendo os presos políticos no Brasil, estásendo transformada em livro por pesquisadores da PontifíciaUniversidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ) e da FundaçãoGetulio Vargas.

O trabalho foi coordenadopelo historiador Oswaldo Munteal e pelos professores Paulo EmílioMartins e Fernando Sá. Os originais foram enviados nesta semana àeditora da PUC/RJ. A publicação tem o título provisório deAdvogados: A Defesa dos Presos Políticos na Ditadura de 1964.

Munteal informou àAgência Brasil que aobra contém relatos de 15 advogados, inclusive Sobral Pinto e HelenoFragoso, que já morreram. Profissionais como Técio Lins e Silva,Hélio Bicudo, Marcelo Cerqueira, Modesto da Silveira, MarceloAlencar também deram seus depoimentos sobre a época conhecida comoos anos de chumbo.

“Homens que falaramsobre suas trajetórias nos anos de chumbo. Foi muito importante essetrabalho de investigação sobre as razões que levaram essesadvogados a defender os preços políticos gratuitamente. Na verdade,uma bandeira sem mastro, porque eles sabiam que esses homens seriamcondenados. Mesmo assim, defenderam-nos”, explicou Munteal.A pesquisa foi iniciada háum ano e meio e envolveu jovens pesquisadores das duas instituições.O lançamento do livro está previsto para novembro.