Justiça manda União fazer levantamento sobre evolução da gripe suína em Cascavel

18/08/2009 - 19h31

Lúcia Nórcio
Repórter da Agência Brasil
Curitiba - AJustiça Federal em Cascavel determinou que a União, pormeio do Ministério da Saúde, realize estudo técnicona região de Cascavel sobre a evolução dainfluenza A (H1N1) – gripe suína. A União tem umprazo de 15 dias para concluir um relatório com onúmero de doentes, de mortos e da disponibilidade demedicamentos e leitos no município, sob pena de multa diáriade R$ 5 mil.

Nasexta-feira (14), o Ministério PúblicoFederal protocolou uma ação civil públicasolicitando, liminarmente, a suspensãodos efeitos de ato expedido pelo Comitê de Crise Contra ainfluenza A (H1N1) – gripe suína - de Cascavel, quedeterminou o fechamento de diversos estabelecimentos na cidade. Deacordo com a Justiça Federal, a liminar foi deferida na mesmadata, desobrigando as empresas e instituições depermanecerem fechadas.

Ojuiz Vitor Marques Lento entendeu que a prefeitura de Cascavel deupublicidade à liminar e desobrigou o município de fazermais inserções na televisão sobre oassunto, com objetivo de economizar recursos.

Restou,segundo a sentença judicial, apreciar o pedido de liminar noque tange à ordem para que a União, por meio deprofissionais do Ministério da Saúde, examinepontualmente a situação. “ Ante o exposto complementoa liminar já deferida, para determinar que a Uniãopromova, por meio de profissionais vinculados ao Ministério daSaúde, estudo técnico em Cascavel e região,traçando quadro comparativo da evolução dadoença”, diz um juiz na sentença.

Deacordo com o último boletim oficial da Secretaria da Saúde,o município de Cascavel tem 123 casos confirmados e seismortes por influenza A (H1N1) – gripe suína.