Ministério diz que epidemia não aumentou internações no inverno

14/08/2009 - 6h49

Daniel Mello
Repórter da Agência Brasil
São Paulo - Mesmo coma epidemia de influenza A (H1N1) – gripe suína - o númerode internações por doenças respiratóriasneste inverno tem sido semelhante ao dos anos anteriores. Ainformação é do secretário de Atençãoà Saúde do Ministério da Saúde, Alberto Beltrame. “Não há umadiferença significativa entre a demanda de leitos de UTI[Unidade de Tratamento Intensivo] e de internaçãohospitalar em relação aos invernos passados”, afirmou em entrevista à Agência Brasil.

Osecretário garantiu que a rede de saúde públicatem capacidade de “absorver” a demanda por leitos nos hospitaispor causa da nova gripe. Segundo ele, estão disponíveis31 mil leitos de UTI no país, 10 mil somente no estado de SãoPaulo, que estariam aptos a receber os pacientes em estado grave. “As redes assistenciais dos estados estão preparadas parafazer esse enfrentamento, acolher esses pacientes e atendê-losadequadamente”, ressaltou.

Eleadmitiu a possibilidade de que cirurgias eletivas sejam adiadas para queas unidades de saúde tenham vagas disponíveis parapacientes graves da doença. “Depende da decisãode cada gestor, de cada hospital [o adiamento]”.

Outrapossibilidade, de acordo com Beltrame, é deslocar pacientes deunidades congestionadas para locais onde ainda existam vagas paratratamento.

Beltramedisse ainda que o ministério está disponibilizandorecursos adicionais para que os estados possam se aparelhar para oenfrentamento da epidemia.

Opresidente da Associação Paulista de Medicina (APM),Jorge Curi, afirmou anteriormente à Agência Brasil quenão existem leitos de UTI suficientes para atender a demandagerada pelos pacientes com a nova gripe e que por isso hospitaispúblicos estavam adiando cirurgias de menor importânciapara disponibilizar vagas para os casos graves da doença.