Grávidas da rede estadual de ensino do Paraná só voltam às aulas no fim de agosto

14/08/2009 - 18h24

Lúcia Nórcio
Repórter da Agência Brasil
Curitiba - Asprofessoras e alunas grávidas da rede estadual de ensino doParaná foram dispensadas de comparecer às aulas, apartir de segunda-feira (17), quando cerca de 1,4 milhão deestudantes retornam das férias. A determinação éda secretária de Educação, Yvelise Arco-Verde,como medida preventiva à influenza A (H1N1) – gripe suína.Elas só deverão retornar às escolas no dia 31 deagosto.Hoje(14), o secretário da Saúde do Paraná, GilbertoMartin, assinou, em Cascavel, uma resolução recomendando atitudes preventivas para as funcionárias públicas gestantes, devido àsuscetibilidade para complicações relacionadas àinfecção pela influenza A (H1N1) – gripe suína.

Aresolução determina que os serviços de saúdetransfiram temporariamente as funcionárias grávidas para setores, cujas atividades sejam de menor risco e onde agestante não esteja exposta a pacientes com síndromegripal e ao público em geral.

O documento sugereainda que os estabelecimentos de ensino – escolas, centros deeducação infantil, creches – procedam a transferênciatemporária das funcionárias gestantes para áreas,dentro desses locais, onde haja menor risco e não estejam em contato direto com o público.