Câmara de indenização de acidente da TAM encerra atividades com 55 casos negociados

13/08/2009 - 23h12

Daniel Mello
Repórter da Agência Brasil
São Paulo - Com 55 dos 59 casos negociados, foiencerrada hoje (13) a câmara de indenização paraas famílias das vítimas do voo 3054 da TAM. Segundo odiretor de Assuntos Corporativos da empresa aérea, MarceloMendonça, mais 136 casos foram resolvidos em acordos diretosentre a companhia e os parentes dos mortos no acidente. Ao todo, 199pessoas morreram no dia 17 de julho de 2007, quando o avião daTAM percorreu toda a pista do Aeroporto de Congonhas sem conseguirparar e colidir contra um prédio na área externa doterminal.

Inaugurada no dia 24 de maio de2008, a câmara é um mecanismo alternativo àdisputa judicial para resolver os conflitos como a reparaçãoaos parentes de vítimas de acidente. Ela reuniurepresentantes do poder público e fez a intermediaçãoentre as famílias e a companhia aérea, para os acordos de indenização.

Os parentes das vítimas doacidente ainda reclamam da demora nas investigaçõespara apurar os responsáveis pelo acidente. Até hoje, oinquérito na Polícia Federal não foi concluído. “Estamospreocupados com essa demora por parte do encerramento dasinvestigações da Polícia Federal”, disse opresidente da Associação de Parentes e Amigos dasVítimas do Voo TAM JJ-3054, Dario Socott.

Segundo ele, existe uma grandeexpectativa para o fim do inquérito e os possíveisculpados acionados na Justiça. “Esperamos as conclusõesdas investigações da Polícia Federal, para quenós tenhamos apontadas as pessoas, e que elas sejamdenunciadas e respondam na Justiça”, disse.