Supermercados negam que sejam responsáveis por aumento do preço do leite

11/08/2009 - 23h14

Ivan Richard
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Os problemas climáticosnas regiões Sul e Norte e o valor da embalagem do leite longa vida sãoos responsáveis pelo aumento do preço do leite ao consumidor,segundo o setor varejista. Em audiência realizada hoje (11) naCâmara dos Deputados, os supermercados foram apontados pelaConfederação Nacional da Agricultura (CNA) como culpados pela altano preço do produto.O presidente daAssociação Brasileira de Supermercados (Abras), Sussumu Honda,defendeu o setor. Ele afirmou que os supermercados “não ganhamdinheiro com a venda de produtos lácteos” e que o lucro do varejocom a venda de derivados do leite não superou a média de 15%. Hondapôs à disposição dos deputados as tabelas dos preços de compra eposterior repasse do produto para comprovar que o setor não é oresponsável pela alta do leite. “Tradicionalmente, opreço do leite sobe no primeiro semestre e cai no segundo. Agora,existe uma série de fatores, uma conjuntura específica, que levou aessa situação do leite subir abruptamente. Tivemos seca no RioGrande do Sul, em Santa Catarina e enchentes em todo Norte,praticamente. Isso acabou impactando a produção e também opreço”,argumentou Honda. “O leite é uma commodity equando há falta do produto o preço sobe muito rapidamente”,completou.O presidente da Abrasrebateu a acusação da CNA. “Não podemos partir de pesquisasfeitas a partir da alta dos preços e estabelecer margens. Isso éerrado, não tem metodologia para isso”, afirmou. “A Abras jácolocou à disposição os dados do preço de entrada e saída dosprodutos para que os deputados possam verificar quais são as nossasmargens, que, tradicionalmente, não ultrapassam 15%, na média”,acrescentou.Para diminuir o impactodo preço das embalagens no valor total do leite, Honda sugeriu que opaís invista em novas tecnologias de empacotamento em sacolas deplástico. “Tivemos a informação do preço da embalagem [longavida], que custa R$ 0,38. A embalagem é um fator preponderantena proteção do leite até para que ele possa durar seis meses. Éuma embalagem especial que, quando comparada ao valor agregado doproduto, fica muito cara.”Ele descartou que opreço da embalagem longa vida seja repassada aos supermercados. “Nãopodemos dizer que a embalagem seja um agregador de lucro [para osetor varejista], como colocou aqui [a CNA], e que é acadeia de varejo estaria tendo esse lucro.”Honda disse, noentanto, que o preço do leite, que chegou a R$ 3 em algumas regiõesdo país, já está em queda e os consumidores já encontram oproduto por cerca de R$ 1,50. “O consumidor já vai sentir issoneste mês e mais ainda em setembro.”