Ministério da Cultura assina convênio para investimentos em site indígena

11/08/2009 - 16h02

Da Agência Brasil
Brasília - O site Índios Online receberá mais investimentos do governo federal para a ampliação do projeto. Foi assinado hoje (11) convênio entre coordenadores do portal e Ministério da Cultura, que vai destinar mais recursos ao atual ponto de cultura no município de Oliveira, no sul da Bahia. O portal permite a conexão entre comunidadesindígenas via rede digital, produzido por índios da Região Nordeste,

No local, são capacitados comunicadores para a produção de materiais audiovisuais nas sete nações indígenas que participam do projeto: Kiriri, Tupinambá, Pataxó-Hãhãhãe, Tumbalalá na Bahia, Xucuru-Kariri, Kariri-Xocó em Alagoas e os Pankararu em Pernambuco.

“O Índios Online tenta solucionar os problemas de interligação das aldeias indígenas. Com a instalação do Pontão de Cultura, capacitamos os índios como repórteres. Eles fazem matérias, filmes para os sites e ainda ganham prêmios com isso”, conta o secretário de Cidadania Cultural do Ministério da Cultura, Célio Turino.

O site surgiu em 2004 na tentativa de difundir a diversidade cultural dos povos indígenas que vivem na região Nordeste do país. "O site nos ajudou muito na divulgação de nossa cultura que agora alcança todo o país e o mundo através da internet”, diz Isaías, da etnia Tupinambá, um dos coordenadores do portal.