Laboratório de MG começa em 15 dias a fazer exames para confirmação de gripe suína

11/08/2009 - 1h44

Paula Laboissière
Repórter da Agência Brasil
Brasília - AFundação Ezequiel Dias (Funed) vai começar a realizar, em um prazo de 15 dias, exames paraa confirmação do diagnóstico de influenza A (H1N1) – gripe suína. Atualmente, as amostras de secreçãorespiratória de casos suspeitos são analisadas exclusivamente peloInstituto Adolfo Lutz, em São Paulo, pelo Instituto Evandro Chagas(IEC), no Pará, e pela Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro

Deacordo com a Secretaria de Saúde de Minas Gerais, a coleta deamostras para a realização de exame laboratorial será indicadaapenas em casos suspeitos de doença respiratória aguda grave e emsituações de surto em ambientes fechados restritos.

MinasGerais registra, ao todo, 528 casos suspeitos e 179 casos confirmadosde gripe suína. Até o momento, o estado registra três mortesprovocadas pela doença. Mais dez óbitos estão sob investigação – um em Barbacena, um em BeloHorizonte, um em Montes Claros, um em São Sebastião do Paraíso,dois em Viçosa, um em Coromandel, um em Uberlândia, um em AlémParaíba e um em Januária.