Butantan deverá produzir 30 milhões de doses de vacina contra gripe suína

11/08/2009 - 15h51

Paula Laboissière
Repórter da Agência Brasil
Brasília - O presidente daFundação Instituto Butantan, Isaías Raw, afirmou hoje (11), ao comentar achegada da cepa do vírus Influenza H1N1 ao Brasil, que a instituição deverá produzir, inicialmente, 30 milhões de doses da vacina contra a doença. A cepa foienviada ao país pela Organização Mundial da Saúde (OMS) erecebida no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo.

Aoparticipar de audiência pública sobre a influenza A (H1N1) –gripe suína – na Câmara dos Deputados, Raw garantiu que não hácapacidade industrial, nem no Brasil, nem no resto do mundo, para que todas aspessoas sejam vacinadas. “Isso é conversa, não existe e não vaiexistir”.

“Trintamilhões [de doses] não vacinam todo mundo”, disse, ele ao destacar a prioridadepara profissionais de saúde, dentre outros. “A meta é saúdepública, não é lucro. Prevenir é mais barato do que tratar.Ninguém vai fazer uma loucura e montar milhões de hospitais”,afirmou. A estimativa de Raw é que a vacina comece a ser distribuídano Brasil em janeiro de 2010.

Sobre apossibilidade de incluir gestantes como grupo prioritário paravacinação – diante do alto número de óbitos provocados pelagripe suína – ele admitiu que não se sabe ainda se há algumefeito da vacina na formação do feto. Para Raw, mulheres grávidasnão devem receber a vacina, mas o tratamento com Tamiflu.

Crianças,segundo o médico, também devem ser vacinadas o mais rápidopossível, já que muitas vezes o vírus chega aos familiares vindodas escolas. “Mas não vão ser vacinadas este ano porque nãohá vacina suficiente”, ressaltou.