Dia dos Pais impulsiona vendas do comércio no Rio

09/08/2009 - 14h30

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro - As vendas do comércio fluminense para o Dia dos Pais deverão crescer em torno de 10%, segundo pesquisa realizada pelo Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDL/RJ) junto a 750 lojistas. “Nós estamos otimistas com as vendas”, disse hoje (9) à Agência Brasil o presidente do CDL/RJ, Aldo Gonçalves, também diretor da Associação Comercial do estado (ACRJ).

Embora o ano tenha começado fraco para o comércio de rua no Rio de Janeiro, devido à crise financeira internacional, Gonçalves acredita que houve um pequeno aumento no acumulado janeiro/julho. Os números, porém, ainda não foram fechados. Ele  estima que a tendência é de melhoria no segundo semestre.

“A economia mundial está se recuperando. O cenário internacional está bem melhor e no Brasil também. O saldo comercial brasileiro voltou a ficar positivo. De modo que nós devemos chegar ao final do ano dando a volta por cima nessa crise." Para Gonçalves, o comércio fluminense deve mostrar expansão entre 5% a 6% este ano.

Nos shoppings centers, a perspectiva é que as vendas para o Dia dos Pais sejam elevadas em 6%, segundo o presidente da Associação das Empresas Lojistas em Shoppings Centers do Estado do Rio de Janeiro (Aloserj), Claudio Gordilho.

O primeiro semestre de 2009 começou fraco, mas Gordilho afirmou que a partir de março já começou a ser observado um movimento de recuperação. Nos seis primeiros meses do ano, o crescimento nas vendas alcançou 2% em comparação ao mesmo período do ano passado.

“A gente acredita que agora, no segundo semestre, haja um crescimento maior. A expectativa é  fechar o ano com alta de 5% em relação ao ano passado”, disse.

Em datas festivas, como o Dia dos Pais, os produtos mais vendidos são roupas (setor têxtil). O presidente da Aloserj salientou, entretanto, que os produtos que mais têm alavancado as vendas no comércio lojista dos shoppings são os eletroeletrônicos, por conta da redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), promovida pelo governo federal. “Isso facilitou realmente bastante”, afirmou.