Campanha de acessibilidade mobiliza times de futebol

08/08/2009 - 12h03

Gilberto Costa
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Antes de começar a partida deste sábado (8) pela sérieB do Campeonato Brasileiro de Futebol contra o Campinense Clube, da Paraíba, o Clube de Regatas Vasco da Gama fará a adesão àcampanha "Acessibilidade: Siga essa Idéia", promovidapela Secretaria Especial dos Direitos Humanos (SEDH) daPresidência da República.

O presidente do Vasco, Roberto Dinamite, vai assinar um termo de compromisso eanunciar que pretende fazer reformas para tornar o estádiomais acessível a pessoas com deficiência. Antes de a bolarolar, crianças e adultos darão uma volta olímpicano campo com a bandeira da campanha.

A idéia égerar imagens para serem veiculadas pelas emissoras de televisão.A procura dos clubes de futebol é “uma estratégia devisibilidade”, explica Denise Granja,presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Portadora deDeficiência (Conade). Segundo ela, alémdos times, craques como Pelé, Zico e o próprio RobertoDinamite já aderiram à mobilização.

OVasco é o 13º time do país a entrar na campanha deacessibilidade, que também já mobilizou 55 prefeiturase oito governos estaduais. Segundo nota à imprensa, a intençãoda SEDH é formar uma “grande onda” em defesa dos direitodas pessoas com deficiência e gerar uma “inclusãogradativa e permanente”.

Alémdos clubes de futebol e do Poder Público, a SecretariaEspecial dos Direitos Humanos também busca a participaçãoda sociedade civil e de entidades empresariais na campanha. No dia 19 deagosto, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes(Abrasel) fará sua adesão. Segundo o Censo 2000 doInstituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 14,5% dos brasileiros têm algum tipo de deficiência.