Da Agência Brasil
Curitiba - A partir de hoje (7), em Curitiba, todos os pacientes suspeitosde contrair a influenza A (H1N1)– gripe suína, que forem orientados adar prosseguimento ao tratamento médico em casa, serão monitorados por um serviço de call center inédito no país, criado pela prefeitura municipal.O vice-prefeito e secretário municipal de Saúde, Luciano Ducci, explicou que a central de atendimento não atenderádiretamente a população. Ela é exclusiva da secretaria, composta porprofissionais da saúde, médicos, enfermeiros que vão telefonar para as pessoasque foram atendidas nas 24, 48 horasanteriores e avaliar a evolução da doença. Será verificado se o pacientepermanece com febre, tosse e complicações respiratórias. Os médicos, de acordo com o secretário, farão principalmente um reforço na orientação daprevenção da doença.O objetivo é que, sem a necessidade de exposição para novaavaliação clínica, tanto a saúde desses pacientes quanto do público em geralsejam preservadas.A central telefônica faz parte das recentes medidas anunciadas pela prefeitura de Curitiba para enfrentar anova gripe. Na capital, foram registradas até agora 14 das 25 mortes ocorridasno estado. Dos 601 casos confirmados no Paraná, mais da metade(383) é de Curitiba.