Safra de trigo deve ser de 5,85 milhões de toneladas, prevê Conab

06/08/2009 - 12h23

Danilo Macedo
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Asafra de trigo 2009/2010, que começou a ser colhida este mêse deve se estender até a primeira quinzena de dezembro, estáestimada em 5,85milhões de toneladas. O volume divulgado hoje (6) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) é 180,8 mil toneladas superior ao apresentado em julho, com base empesquisas mensais feitas pela estatal para mensurar a safra brasileira de grãos.

Ocrescimento se deve principalmente ao estado do Paraná,responsável por 57% da produção nacional detrigo, que, segundo o levantamento atual, deve elevar sua colheita de3,20 milhões para 3,36 milhões de toneladas.

Onúmero nacional é inferior aos 6,01 milhões de toneladasde trigo colhidos no ano passado, quando a produçãoteve incremento de 50% em relação à safraanterior e está longe de suprir o consumo da população, de cerca de 11 milhões de toneladas por ano. Entretanto, qualquer melhora nas estimativas de colheita é considerada importante devido à conjuntura atual, em que a Argentina,fornecedor histórico de trigo para o Brasil, apresenta reduçãode mais de 50% de sua produção do cereal.

Alémdisso, o governo enfrenta a pressão dos moinhos, quereivindicam a isenção da Tarifa Externa Comum (TEC) de10% sobre o trigo importado de países fora do Mercosul.Os produtores nacionais defendem que o volume estocado  atualmente ésuficiente para suprir as necessidades da população atéa colheita da safra 2009/2010. Oministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, já afirmou quenão será preciso importar trigo este ano.