Fortalecimento do mercado de capitais é um dos objetivos do BNDES, diz Coutinho

06/08/2009 - 21h14

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro - O presidente do Banco Nacional deDesenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho,rebateu hoje (6) a crítica de que a instituiçãoestaria concentrando financiamentos no setor produtivo e poderiainibir o desenvolvimento do mercado de capitais.

A crítica foifeita pelo ex-titular do Banco Central e atual presidente do Conselhode Administração da BM&F Bovespa, ArmínioFraga, durante solenidade de lançamento do novo plano diretordo mercado de capitais, na Comissão de Valores Mobiliários(CVM).

“O BNDES nunca inibiunem inibirá [o mercado de capitais]. Ao contrário,o BNDES sempre foi, talvez, um dos principais fomentadores dodesenvolvimento do mercado de capitais. A intençãonossa sempre será essa”, disse Coutinho.

O presidente do BNDESafirmou ainda que o banco nunca almejou ser um elemento desubstituição ou de “amesquinhamento” do mercado decapitais. Avaliou que essa era uma questão nãorelevante, que não correspondia à história dainstituição.

De acordo com Coutinho,o banco pretende ser, no segundo semestre, um dos fatores dereativação do mercado de capitais, até parareduzir as pressões por recursos que a instituiçãovem sofrendo desde o pico da crise mundial, no final do ano passado.

“E nósestaremos aqui, até torcendo para que ele [mercado decapitais] volte de maneira pujante, porque ele aliviará umpouco as pressões muito fortes sobre o BNDES”, disse.

Armínio Fragaafirmou que o BNDES, à medida em que a crise internacionaldiminua seus efeitos, deve permitir que o mercado de capitais sedesenvolva e se torne uma fonte de financiamento para as empresasprivadas.

Fraga disse ainda que obanco “vai ter que, em algum momento, desmamar o mercado, semprejuízo de continuar a fazer o que tem feito em áreasem que existem falhas de mercado ou problemas de coordenação”.Caso o banco continue emprestando dinheiro barato de longo prazo, omercado de capitais não irá se desenvolver nunca,avaliou.