Faturamento da indústria tem oitava queda desde início da crise

06/08/2009 - 12h45

Daniel Lima
Repórter da Agência Brasil
Brasília - O faturamento real de indústria cresceu 1,6% em junho em comparação amaio, mas teve queda de 5,8% em relação a junho do ano passado. Foi aoitava baixa nesse tipo de comparação desde o início da criseinternacional, que começou a refletir no Brasil em outubro de 2008.

Quandoa comparação é entre semestres, a queda registrada neste ano foi de7,7% em relação ao ano passado. A utilização da capacidadeinstalada passou de 79,8% para 79,3% de maio para junho. A queda foimaior em relação a junho de 2008, quando o índice foi de 83,2%.

Segundoa Confederação Nacional da Indústria (CNI), os indicadores dejunho, divulgados hoje (6) ainda não mostram trajetória definida derecuperação do setor. Os dados revelam que o faturamento e as horastrabalhadas no período cresceram em junho, enquanto emprego, massasalarial e utilização da capacidade instalada registraram queda noperíodo.

A  massa salarial foi 2,9% menor à de junho do anopassado. No semestre, a baixa acumulada é de 1,7%, comparando-se com igualperíodo de 2008.

“Seisso se reduz, pode haver queda do consumo, atrapalhando ocrescimento”, explicou Renato Fonseca, gerente executivo da CNI.Nomês as horas trabalhadas aumentaram 0,2% em comparação a maio, mascaíram 9,5% se comparadas a junho do ano passado. No semestre, osetor acumula queda de 8,4% no total de horas trabalhadas.